Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Famílias do Projeto de Assentamento Florestal Curuquetê continuam recebendo ameaças


Moradores do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Curuquetê, localizado no município de Lábrea, na divisa dos Estados de Rondônia com o Amazonas, na altura da Vila de Vista Alegre do Abunã (RO), denunciam situações de conflito na região após o assassinato do líder da comunidade, Adelino Ramos, ocorrido no dia 27 de maio deste ano.
O assentamento, inaugurado oficialmente no dia 03 de junho de 2011, possui um enorme potencial florestal e agropecuário, tendo sido criado para a exploração sustentável de madeira por cerca de 100 famílias que habitam o local. De acordo com os moradores, os atuais conflitos são resultados de interesses de algumas pessoas em instalar serrarias dentro do projeto de assentamento, o que distorceria o objetivo inicial do PAF Curuquetê.
Os problemas foram encaminhados pelos moradores a Ouvidoria Agrária Nacional, Polícia Federal, Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Comissão Externa contra a Violência. Uma das reivindicações das famílias é a construção de um posto policial em Ponta do Abunã (RO), reconhecido como umas das regiões mais violentas do Estado, que ainda não foi instalado.
Até o momento, apenas alguns cadastros foram realizados com as famílias do assentamento, no dia 03 de agosto, durante visita realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por se manifestar