Moradores do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Curuquetê, localizado no município de Lábrea, na divisa dos Estados de Rondônia com o Amazonas, na altura da Vila de Vista Alegre do Abunã (RO), denunciam situações de conflito na região após o assassinato do líder da comunidade, Adelino Ramos, ocorrido no dia 27 de maio deste ano.
O assentamento, inaugurado oficialmente no dia 03 de junho de 2011, possui um enorme potencial florestal e agropecuário, tendo sido criado para a exploração sustentável de madeira por cerca de 100 famílias que habitam o local. De acordo com os moradores, os atuais conflitos são resultados de interesses de algumas pessoas em instalar serrarias dentro do projeto de assentamento, o que distorceria o objetivo inicial do PAF Curuquetê.Os problemas foram encaminhados pelos moradores a Ouvidoria Agrária Nacional, Polícia Federal, Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Comissão Externa contra a Violência. Uma das reivindicações das famílias é a construção de um posto policial em Ponta do Abunã (RO), reconhecido como umas das regiões mais violentas do Estado, que ainda não foi instalado.
Até o momento, apenas alguns cadastros foram realizados com as famílias do assentamento, no dia 03 de agosto, durante visita realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por se manifestar