Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de junho de 2012

MAIS ALTO DO QUE asas de uma borboleta


(Espiritualidade Fascículo 17 de setembro / outubro 2011 Dominicana Publicações Dublin)


Os poderosos podem Matar UMA, OU Duas com eu Tres Rosas, Mas Jamais poderão deter uma primavera

Aqueles que têm poder podem matar uma, duas ou até três rosas, mas nunca será capaz de destruir primavera


A MATANÇA CORUMBIARIA, Rondônia
09 de agosto de 1995

A lista de eventos cruciais que compõem o massacre Corumbiaria segue. Um relato mais completo pode ser encontrado em: http://www.amnesty.org/fr/library/asset/AMR19/001/1998/fr/72568f9e-e83c-11dd-bca7-eb90848b856c/amr190011998en.html




TERÇA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2011 16 anos do massacre de Corumbiaria: uma ferida aberta no coração da Amazônia! Por Ninfeia G Poeta de Belémwww.reflexoesemversos.com.br
Claudemir Gilberto Ramos, com Cícero Neto, foram julgados e condenados, em 2005, pela morte de dois policiais militares durante o evento conhecido como o Massacre de Corumbiara, ocorrido em 9 de agosto de 1995, na cidade de mesmo nome, no Estado de Rondônia; Claudemir foi além condenado e enviado para a prisão sob a acusação de ter falsamente preso dos camponeses no interior da área de ocupação onde os incidentes ocorreram, na fazenda Santa Elina.
O abate de Corumbiaria ocorreu há 16 anos.
O que aconteceu naquela madrugada de 9 de Agosto de todos esses anos é de importância; não apenas dois policiais militares morrem, mas, pelo menos 10 camponeses trabalhadoras (segundo dados oficiais). Os mortos também incluída uma criança de 6 anos. É de importância considerável que dois agricultores, que sobreviveram ao massacre, foram condenados cinco anos depois. Até o momento nenhuma menção foi feita do número de policiais militares considerados culpados da morte dos 10 agricultores e daquela criança.
É ainda mais importante que os mandantes dos assaltos, durante as primeiras horas da manhã, quando essas famílias de agricultores foram dormir (eram famílias que foram encontrados ocupando a fazenda) não foram relatados ou condenado por suas ações. Foi o governo que ordenou isso? Foram os fazendeiros locais (fazendeiros) que ordenaram que ele? Não nos esqueçamos de que as forças do Estado também estavam presentes neste momento.
Por que então condenar apenas estes dois camponeses, Claudemir e Cícero?
Embora seja preciso dizer que é Claudemir, depois de 23 anos de idade já era um líder do movimento, ou mais precisamente apenas um adulto, mas já carregando uma grande responsabilidade. Entre os trabalhadores rurais não há muito tempo para que os jovens desfrutem da sua juventude, o que existe é um monte de trabalho que precisa ser feito, para semear e colher, para sobreviver e sustentar sua própria família ea dos outros em sua comunidade. Não me cansarei de repetir que "o feijão eo arroz" vêm de pessoas que vivem na terra. A soja, o grão para exportação, é privilégio de quem pode ter naturais dietas saudáveis, eles são produtos que vendem para grandes preços nas prateleiras dos supermercados.
Então olhe, o que devemos fazer com ele, se no Brasil que ouvimos diariamente de pessoas em cargos públicos, envolvidos em toda sorte de irregularidades que ainda vemos indo e vindo, sem que ninguém a ser chateado com o que eles fizeram? E se, apesar de estudos a ser criado, essas pessoas com a sua influência pessoal e financeira pode ir em armar um robalo na lei, tendo punido duas pessoas que só lutaram por um pedaço de terra para trabalhar. O que estamos a pensar nisso quando um deles, Claudemir, também foi o tema da tortura durante os eventos que aconteceram?
Claudemir e Cícero viu todos os recursos, que tentaram acessar, negou-lhes. Claudemir, desde o abate de Corumbiaria, vive como um fugitivo da justiça. Ele tem um preço na cabeça daqueles que dirigem grandes fazendas. Ele não vai desistir de si mesmo e ir para a prisão porque ele sabe que ele foi criado como um bode expiatório e se ele estivesse na prisão, ele seria um alvo fácil de ser assassinado.
Dado que esses dois homens foram negados todos os meios judiciais de resolver estas dificuldades, por que não então pensar em recorrer a outra solução, que de anistia?
Anistia é o ato pelo qual o poder público, mas o poder legislativo especificamente, declara não punível em prol da sociedade, aqueles que, não importa quantas, que tenham cometido crimes e torna nulo de pleno direito os efeitos de qualquer condenação. Anistia enxuga a ferida eo que causou isso.
Propõe-se que os deputados e senadores tornar-se preparado para essa situação. Enquanto legisladores têm o poder de chegar a uma lei de amnistia para Claudemir e Cícero. Só a vontade política está faltando.
Springs: http://www.tj.ro.gov.br/ corumbiara/boletins/sentenca4.

Maio 2012 CORUMBIARIA: Amnesty International está extremamente preocupado com uma série de assassinatos brutais de lideranças rurais durante a semana passada.
Desde última terça-feira, 24 de maio, quatro pessoas foram mortos a tiros no Pará e Rondônia no que parecem ser assassinatos por encomenda, em três dos casos, as vítimas eram ativistas que haviam sido vítimas de ameaças de morte. Como a questão do desmatamento e desenvolvimento em larga escala na Amazônia vem à tona mais uma vez, dezenas de ativistas ambientais em toda a região continuam em risco.
Na terça-feira, 24 Maio, o ambiente ativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e sua esposa Maria do Espírito Santo da Silva foram mortos a tiros por dois homens armados depois de ter sido uma emboscada na ponte em Nova Ipixuna, estado do Pará. Segundo relatos de ONGs locais, um dos pistoleiros cortou a orelha de José Cláudio como prova do crime. Os assassinatos ocorreram dentro da reserva extrativista, onde trezentas famílias vivem colhendo castanhas e cultivar frutas tropicais. Um líder comunitário respeitado, José Cláudio, tinha frequentemente denunciado incursões na reserva por madeireiros ilegais e pecuaristas. Ele havia dito pouco antes de sua morte, que que por causa de sua defesa da floresta, ele foi viver com a ameaça de "uma bala na cabeça a qualquer momento".
Sexta-feira, 27 de Maio, líder rural, Adelino Ramos foi morto a tiros em Vista Alegre do Abunã, Rondônia. Um ativista do Movimento Camponês Corumbiara, Ramos também havia denunciado a exploração madeireira ilegal e recebido ameaças anteriores. Em um evento em Manaus em julho de 2010, disse à Ouvidoria Agrária Nacional (Ouvidor Agrário Nacional) e da Comissão de Combate à Violência Rural e Conflitos (Comissão de Combate à Violência e Conflitos no Campo), que temia por sua vida e passou a detalhes daqueles fazendo ameaças contra ele.
No sábado, 28 de Maio, Erenilto Pereira dos Santos um agricultor de 25 anos de idade, de uma mesma comunidade como José Cláudio Ribeiro da Silva e sua esposa Maria do Espírito Santo da Silva, e uma possível testemunha no caso deles, foi morto a tiros. A polícia está investigando agora se os três assassinatos são realmente assassinatos related.These ocorreu quando o Congresso aprovou alterações às leis do país de proteção das florestas - um movimento visto como enfraquecimento existentes controles ambientais. ONGs locais estão preocupados que essas mudanças irão gerar novos conflitos e violência rural, como pequenos proprietários e reservas extrativistas estão sob crescente pressão de madeireiros ilegais e fazendeiros.
A Amnistia Internacional congratula-se com movimentos iniciais do governo federal para criar um grupo de trabalho interministerial para analisar uma lista de 125 pessoas ameaçadas, elaborado pela Comissão Pastoral da Terra, (Comissão Pastoral da Terra). No entanto, muito mais precisa ser feito para evitar novas tragédias.
Longa história da região de impunidade e injustiça deve ser enfrentada. As autoridades, incluindo a agência ambiental federal, IBAMA, Polícia Federal, a Ouvidoria Agrária Nacional (Ouvidor Agrário Nacional), o Programa Nacional para a Protecção dos Defensores dos Direitos Humanos e do Estado serviços de segurança pública, devem trabalhar em conjunto, reunindo informações para investigar todos os ameaças e protegem as pessoas em risco. Os responsáveis ​​pelos assassinatos, incluindo aqueles que lhes ordenou, devem ser levados à justiça.
O sul do estado do Pará tem sido um ponto focal da violência rural, mas áreas de fronteira onde madeireiros ilegais e fazendeiros operam no Maranhão, Mato Grosso e Rondônia também têm uma história de conflito e violência rural. A falta de presença efectiva do Estado nessas áreas, e uma falta de vontade política para intervir, fez com que as elites rurais têm sido capazes de usar a força com a impunidade contra os ativistas ambientais e da terra.
A impunidade continua sendo um sério obstáculo. De acordo com a CPT, mais de 1.500 foram mortos na violência rural desde 1985, mas menos do que 100 pessoas foram condenadas. E só uma pessoa que ordenou uma matança - Vitalmiro Bastos de Moura para encomendar o assassinato da irmã Dorothy - está atualmente atrás das grades. Mais de 1.800 ativistas rurais receberam ameaças de morte durante a última década, dos quais 42 foram mortos, com mais 30 homicídios que sofrem tentativas.






Pe. Leo anúncio da morte de Dinho do
Eu estou tentando dar alguns detalhes sobre Adelino Ramos, sua vida e death.On a 27 de maio de 2011 Dinho entrou em seu carro velho com Eliane, sua esposa e duas filhas menores de 6 anos de idade. Eles dirigiram a pista intransitável para vender os seus produtos hortícolas, cerca de 70 KLS de Vista Alegre, em Rondônia sobre as fronteiras do estado do Amazonas. Ele foi ao supermercado e feira de rua e outros estabelecimentos. Pronto para o caminho de volta, Elaine disse esperar um minuto eu devo ir ao supermercado. Ela saiu do carro com a filha mais nova cerca de 4. Ela parou um segundo para pedir alguma coisa ou dizer algo para Dinho. No lado do passageiro notou um homem se aproximando, que era bem conhecido na área como um matador de aluguel, e, naturalmente, ela estava aterrorizada. A janela foi quebrada no outro lado do carro eo homem puxou a arma e disparou seis shots.He não disparou na cabeça de Dinho, ou coração, mas principalmente em sua stomack e partes inferiores também em seus braços, ele então afastou-se como ele estava acostumado a matar e ele sabia que seu chefão foi dar-lhe cobertura. Dinho conhecia o seu assassino como ele conhecia muitos bons e maus e mencionou o nome dele .... Ozias as autoridades sabiam seu nome, na terra onde Dinho e seu grupo foram que vivem de uma cerca de quatro haviam sido mortos nos últimos anos , lembro-me Francisco .. A vítima foi levada para o hospital mais próximo a cerca de 200 KLS para uma cidade chamada Extrema,,,,,,, um nome bem apropriado para os extremos da barbárie na luta trabalho para salvar as florestas tropicais e de terra firme. Dinho morreu no caminho, Deus resto ele e todos os que morreram na mesma semana com ele, na luta pela justiça e pela preservação da beleza de um país beautfull. Dinho foi trazido para a cidade de Porto Velho e do necrotério realizado exams.They não foram capazes de tirar todas as balas que eles não tinham os meios, como raios-x Eu acho que da forma como a bala rompeu-se em ele que eram "dums dum '. O corpo foi realmente poisened da minha opinião ignorante e uma vez que o assassino Profissional não ir para a cabeça eo coração, que queria deixar Dinho um inválido como um exemplo vivo de tudo para manter longe ... foi sua maneira de dizer deixar Amazonas para o "para as pessoas que querem alimentar a sua ganância e você pode ter certeza de que o Governo não vai fazer nada ou talvez condenm um grupo de inocentes como em Corumbiara (massacre 1995) onde o filho de Claudemir Dinho foi condenado como um bode expiatório e ainda é um fugitivo da "injustiça" Espero que alguém vai escrever a verdadeira história de Dinho, que é um exemplo, 37 ocupações de terra do Governo com 15.000 famílias assentadas. Eu gostaria de ouvir a sua reação e lembre-se o maior pecado de todos é "não fazer nada para que o mal cresça. O" wake "foi wached pelos assassinos e à hora do funeral marcado para 13 horas e foi adiada Eu me pergunto o que os quatro homens em um carro pequeno estavam fazendo com al as armas pesadas. Naturalmente, o disse à polícia que pegou eles estavam caçando e foram using.To caçar um tem que sair do carro, seja na floresta e usando rifles e tiro -metralhadoras e armas pesadas não. Eles foram capturados cerca de uma hora antes do enterro, o atraso pode ter ajudado a evitar algo que o poderia causar mais sofrimento ........ Obrigado Senhor



Um comentário:

  1. obrigado senhor por colocar anjos protegendo inocentes de maiores sofrimentos.Adelino Ramos vai ficar registrado para sempre na história feita com as próprias mãos. se vivo hoje o faria novamente sem hesitar.perdeu sua vida em favor dos fracos e oprimidos e com certeza a retomará.foi acolhido nos braços de Deus pai seu criador.Descanse em paz Adelino Ramos a luta continua.

    ResponderExcluir

Obrigado por se manifestar