Mais um ano termina e as autoridades constituídas não deram um passo realmente alentador no sentido de punir os militares e seus colaboradores civis, assessores, cúmplices, empresários financiadores, que torturaram e mataram tantas pessoas durante os Anos de Chumbo ou período da ditadura civil-militar. Os arquivos nunca foram abertos, a anistia ( erroneamente ampla e irrestrita,mas, naturalmente, politicamente necessária para aquele momento) de 1979 foi concedida sob a autoridade do ultimo General.
Como poeta, não poderia deixar de prestar minha homenagem a esses militantes que bravamente lutaram, resistiram o quanto puderam nas cadeiras de dragão, paus de arara, geladeira e similares, mas acabaram por serem mortos.
E chamar a atenção para o empenho do SBT e à genialidade de Thiago Santiago que tiveram a coragem de contar ,ainda que em folhetim, essa parte da Historia do Brasil que os livros oficiais autorizados pelo MEC não contam.
TRIBUTO
Onde estão os dias
Em que nos encontrávamos
Pensávamos futuro
Em projetos fantásticos
Que fizemos com esses dias
Nós, que imaginávamos
Sermos tão puros
Em nossas práticas
Que restou desses dias
Em que desafiávamos
Tateávamos no escuro
Corajosos e despojados
Perdemo-nos em vias
Que não esperávamos
Em momentos turvos
Ficamos estáticos.
Mas era muita vida
O que mais tínhamos
Por não sermos curvos
Fomos sacrificados.
***
P.S- Todos que temos consciência a respeito da escravidão que é o sistema capitalista,mais que todos os demais que ainda não atingiram esse grau de pensamento, temos a obrigação de transmitir que os anos se sucedem e continuamos escravos.
Jesus é festejado em Dezembro e lamentado em Março ou Abril , através de homenagens de aparencia.
Só quando promovermos de fato a Justiça Social estaremos, realmente, prestando uma homenagem a esse revolucionário da antiguidade que desafiou o poder romano e a casta judaica.E poderemos estar realmente esperando um novo ano a partir de nossa construção social capaz de transformações.
A todos que me leem aqui nesse blog do qual sou colaboradora, desejo, sim, tudo de bom, claro, pois precisamos de um minimo para termos forças para lutar.
Ninféia G
www.reflexoesemversos.com.br
As marcas do que se foi, as sementes plantadas são frutos do que ficou...lembranças, tristezas,saudades são insuficientes para descrever sentimentos tão puros e grandiosos...
ResponderExcluirmesmo depois de partidas tristes e inesperadas,existe uma unica singela maneira de amarmos e mantermos vivo e guardado dentro de nós;
EM NOSSOS CORAÇÕES.VALEU CAMPEÃO! OBRIGADO A TODOS QUE NÃO O DEIXAM CAIR NO ESQUECIMENTO!!!